sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Duas Semanas de Gestão: um 2012 de lutas e conquistas!

A gestão “CRESS na Luta, Forte e Independente!” completa hoje (31/12/2011) duas semanas de gestão, o suficiente para perceber que temos muito para construir coletivamente.

Não foram quatorze dias “apenas” de regularização de contas em banco ou pagamento de despesas fixas, também não nos limitamos as adaptações na estrutura para melhor receber @s assistentes sociais em nossa sede com a compra de um ar-condicionado. Em duas semanas nomeamos @s representantes nos conselhos setoriais, realizamos o primeiro pleno e entregamos as primeiras carteira profissionais da gestão, assinamos a nota política da Frente Nacional Contra as Privatizações e participamos ativamente dos atos contra o aumento das passagens.


Entre os passos inicias da gestão, foram realizadas importantes movimentações na garantia das 30h, realizamos reuniões com os assessores contábeis e jurídico, respondemos as/aos assistentes sociais que denunciaram perseguições e agendamos as primeiras inspeções e reuniões com a seccional Campina Grande.

Essa é a disposição da gestão “CRESS na Luta, Forte e Independente!”, organizada e de luta! Nada disso seria possível sem o envolvimento da categoria, temos história e fazemos nosso caminho!

Feliz 2012!

Mensagem CFESS

29/12/2011
2012: Continuar na luta, seguir na resistência!
Leia a mensagem de fim de ano do CFESS aos/às companheiros/as de luta

Momentos de luta e reflexão dos/as assistentes sociais em 2011 (fotos e montagem: Diogo Adjuto)

Cada dia do ano de 2011 foi de muita luta e resistência às sutis e invasivas faces do capitalismo contemporâneo, que se alastra em todas as dimensões da vida social, negando o atendimento às necessidades humanas e gerando a “injustiça que passeia pelas ruas com passos seguros” (Bertold Brecht).

É um cenário avesso aos princípios ético-políticos que norteiam o Serviço Social brasileiro e que, por isso, tem movido mentes e corpos de centenas de profissionais, que agem coletivamente por uma nova ordem societária, alicerçada na liberdade e emancipação humana.

Essa é uma luta que, por vezes, nos dá a certeza de que vale a pena remar contra a maré, face aos tantos obstáculos que nos são impostos, mas que, ao mesmo tempo, fortalece nossa capacidade de resistir. A materialização dessa resistência se efetiva no cumprimento de nossas bandeiras de luta! E como foi árduo e profícuo o ano de 2011...

Resistimos quando seguimos com várias frentes de luta pela consolidação das 30 horas, em tempo de negação de direitos e precarização das condições de trabalho da classe trabalhadora.

Resistimos contra a lógica mercantil que invadiu a educação brasileira, quando lançamos a campanha "Educação não é fast-food: diga não para a graduação à distância em Serviço Social", a qual, por ferir frontalmente os interesses mercadológicos, foi censurada pela Justiça. Continuamos resistindo quando o CFESS aderiu à Campanha pela aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil na educação, reafirmando nossa luta pelo direito a uma educação pública, de qualidade, laica e presencial.

Resistimos contra o imobilismo e o conformismo quando promovemos e participamos de diversas mobilizações e de articulações políticas, como a marcha da Jornada Nacional de Lutas, a Marcha das Margaridas, a II Marcha Nacional contra a Homofobia, a Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, a adesão à Frente Nacional contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do aborto; a presença em seminários do movimento da população de rua, do movimento dos sem-teto, no IV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, e a participação nas Conferências Nacionais de assistência social, de saúde, da pessoa idosa, de políticas para as mulheres, da Juventude e LGBT.

Resistimos ao nos inserir, ativa e criticamente, em Conselhos, Fóruns e Conferências, com destaque para: Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA), Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI). Estas e outras representações, como no Conselho Nacional de Saúde (CNS), no Fórum dos trabalhadores do SUAS (FNTSUAS), no Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU) e no Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde (FENTAS); que constituem espaços de socialização da política e de defesa dos nossos princípios, em defesa da universalização dos direitos.

Resistimos ao levar para a América Latina e Caribe nosso posicionamento frente à definição de Serviço Social da FITS, no  2º Encontro das Associações de Trabalhadores Sociais da Região Latinoamericana e Caribenha em Mendoza-Argentina.

Resistimos contra a onda conservadora em cada momento de capacitação do conjunto CFESS-CRESS, com vistas a qualificar a intervenção profissional e fortalecer nosso projeto ético-político, a exemplo da 10ª edição do Curso Ética em Movimento e do seminário Serviço Social e a questão urbana.

Resistimos ao silêncio com nosso grito de alerta nos 19 (dezenove) CFESS Manifesta produzidos, demarcando nossa posição política nas mais variadas questões e dimensões da vida, reafirmando nosso compromisso com a liberdade como um valor ético central, o respeito aos direitos humanos e a universalização dos direitos sociais, sob as bases de uma sociedade emancipada.

Há tanto ainda o que se lutar e resistir! Tantos desafios ainda a enfrentar! A certeza de que valeu a pena essa caminhada até aqui nos alimenta e nos energiza para prosseguirmos. Fortalecido/as coletivamente, seguiremos 2012 como mais um tempo de luta e resistência cotidiana às investidas desumanizantes do capital.

 “ I
Eu vivo em tempos sombrios.
Uma linguagem sem malícia é sinal de
estupidez,
uma testa sem rugas é sinal de indiferença.
Aquele que ainda ri é porque ainda não
recebeu a terrível notícia.
Que tempos são esses, quando
falar sobre flores é quase um crime.
Pois significa silenciar sobre tanta injustiça?
Aquele que cruza tranqüilamente a rua
já está então inacessível aos amigos
que se encontram necessitados?
É verdade: eu ainda ganho o bastante para viver.
Mas acreditem: é por acaso. Nado do que eu faço
Dá-me o direito de comer quando eu tenho fome.
Por acaso estou sendo poupado.
(Se a minha sorte me deixa estou perdido!)
Dizem-me: come e bebe!
Fica feliz por teres o que tens!
Mas como é que posso comer e beber,
se a comida que eu como, eu tiro de quem tem fome?
se o copo de água que eu bebo, faz falta a
quem tem sede?
Mas apesar disso, eu continuo comendo e bebendo.

Eu queria ser um sábio.
Nos livros antigos está escrito o que é a sabedoria:
Manter-se afastado dos problemas do mundo
e sem medo passar o tempo que se tem para
viver na terra;
Seguir seu caminho sem violência,
pagar o mal com o bem,
não satisfazer os desejos, mas esquecê-los.
Sabedoria é isso!
Mas eu não consigo agir assim.
É verdade, eu vivo em tempos sombrios!”

II

Eu vim para a cidade no tempo da desordem,
quando a fome reinava.
Eu vim para o convívio dos homens no tempo
da revolta
e me revoltei ao lado deles.
Assim se passou o tempo
que me foi dado viver sobre a terra.
Eu comi o meu pão no meio das batalhas,
deitei-me entre os assassinos para dormir,
Fiz amor sem muita atenção
e não tive paciência com a natureza.
Assim se passou o tempo
que me foi dado viver sobre a terra.

III
Vocês, que vão emergir das ondas
em que nós perecemos, pensem,
quando falarem das nossas fraquezas,
nos tempos sombrios
de que vocês tiveram a sorte de escapar.
Nós existíamos através da luta de classes,
mudando mais seguidamente de países que de
sapatos, desesperados!
quando só havia injustiça e não havia revolta.
Nós sabemos:
o ódio contra a baixeza
também endurece os rostos!
A cólera contra a injustiça
faz a voz ficar rouca!
Infelizmente, nós,
que queríamos preparar o caminho para a
amizade,
não pudemos ser, nós mesmos, bons amigos.
Mas vocês, quando chegar o tempo
em que o homem seja amigo do homem,
pensem em nós
com um pouco de compreensão.

(Aos que virão depois de nós - Bertold Brecht)

Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)
Gestão Tempo de Luta e Resistência (2011-2014)

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Horário de Funcionamento e Agendas 2011!

Quatro Dias de Gestão

A gestão "CRESS na Luta, Forte e Independente!" já realizou seu primeiro pleno e deliberou sobre as comissões regimentais e portarias necessárias ao bom andamento do CRESS/PB. Na primeira semana de gestão já foram feitas reuniões com o assessor de contabilidade e o jurídica, entre os encaminhamentos destacamos: a regularização de alguns contratos; intervir nos concursos que apresetam a carga horária de 40h para os/as assistente social; intervir juridicamente e políticamente na luta dos/as assistentes sociais da saúde em Campina Grande; e regularização das anuidades em débitos.

Na relação com outras organizações foram encaminhados os nomes para devida substituição nos conselhos setoriais e passamos a compor oficialmente o Fórum Estadual em Defesa do SUS e Contra as Privatizações.


Agenda do Conjunto CFESS/CRESS

Chegaram as Agendas 2012, GARANTA A SUA.


Horário Especial de Final de Ano

Sexta (23 de dezembro) - O CRESS não funcionará;

Segunda (26 de dezembro) - Horário normal (12h às 18h);

Terça (27 de dezembro) - Horário normal (12h às 18h);

Quarta (28 de dezembro) - Horário normal (12h às 18h);

Quinta (29 de dezembro) - Horário normal (12h às 18h) - ENTREGA DE CARTEIRAS 17h;

Sexta (30 de dezembro) - O CRESS não funcionará.


Contatos

Blog - http://www.cressparaiba.blogspot.com/ - Seja um/a seguidor/a.
Twitter - @CRESSPARAIBA
Telefone - 83- 32217783


Tárcio Teixeira
Presidente do CRESS/PB

domingo, 18 de dezembro de 2011

NOVA GESTÃO DO CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL DA PARAÍBA

Sábado, 17 de dezembro de 2011, foi um dia muito especial para as/os assistentes sociais da Paraíba, tomou posse a gestão “CRESS na Luta, Forte e Independente!”. A solenidade de posse contou a participação das/dos integrantes da nova direção do Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba, representantes da Seccional Campina Grande e do Conselho Federal de Serviço Social; ainda participaram do evento, amigos, familiares e representante do Movimento do Espírito Lilás.

No mesmo dia foi realizada mais uma reunião de planejamento. Entre os debates e deliberações, a criação do blog www.cressparaiba.blogspot.com é o primeiro passo da nova gestão na aproximação entre o Conselho e as/os assistentes sociais. Enquanto não voltar a funcionar o endereço www.cress-pb.org.br, as ações do conselho serão divulgadas em nosso blog, no Facebook e pelo @CRESSPARAIBA.

Forte abraço. Sigamos na luta, fortes e independentes!