domingo, 22 de janeiro de 2012

Informar é Democratizar- CRESS/PB

Boletim Extraordinário nº00, 22 de janeiro de 2012.


1. ATO NACIONAL CONTRA OS MAUS-TRATOS AOS ANIMAIS

O Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba, no Encontro Seccional/CRESS realizado no dia 21 de janeiro de 2012, aprova moção de apoio ao ato nacional contra os maus-tratos aos animais. A manifestação acontecerá no dia 22 de janeiro, às 10h, no Busto de Tamandaré. Este Conselho repudia todo e qualquer tipo de violência a qualquer espécie de animal por considerá-los seres indefesos que necessitam de cuidados e respeito por toda sociedade.


2. Inscrição, Taxas e Anuidades

Duas resoluções são de grande importância para tirar as dúvidas das/os assistentes sociais sobre os valores das taxas e anuidades e sobre os documentos necessários para inscrição junto ao Conjunto CFESS/CRESS, são elas:

-          Resolução CFESS nº 617, de 21 de setembro de 2011 – Ementa: Estabelece os patamares mínimo e máximo para fixação da anuidade para o exercício de 2012 de pessoa física e o patamar da anuidade de pessoa jurídica, no âmbito dos CRESS e determina outras providências;

-          Resolução CFESS nº 588, de 16 de setembro de 2010 – Ementa: Revoga o inciso do artigo 28 de Consolidação das Resoluções do CFESS nº 582/2010, de 01 de julho de 2010, reordenando tal disposição, para que passe a vigorar na forma da presente resolução. (“Art. 28 – A inscrição no CRESS deverá ser solicitada através de requerimento instruído com os seguintes documentos: [...]”)

As duas resoluções podem ser acessadas na integra no www.cfess.org.br, no link “leis”.


3. CRESS/PB participou de reunião com o Prefeito Luciano Agra

Na terça-feira (17 de janeiro) Tárcio Teixeira, Presidente do Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba (CRESS/PB), participou com outros representantes do movimento #contraoaumentojp de reunião com o Prefeito de João Pessoa. Na oportunidade foram debatidos os seguintes pontos de pauta: 1. Aprovação de Moção contra a Criminalização dos Movimentos Sociais; 2. Revogação do Aumento; e 3. Solicitação de audiência pública.

O primeiro ponto foi apresentado pelos representantes do movimento devido a perseguição que vem sofrendo um dos militantes da luta pela redução das passagens, caluniado desde o início do ano passado e respondendo processo no judiciário. A nota foi assinada por todas as entidades presentes na reunião, incluindo o CRESS/PB, e pelo Prefeito Luciano Agra.

Sobre a revogação do aumento das passagens a prefeitura não se colocou a disposição dos estudantes e trabalhadores no sentido de buscar alternativas imediatas para tal medida, contudo, o Prefeito comprometeu-se em entregar resposta dos quatorze pontos entregues a ele ainda em janeiro de 2011. Mesmo com um ano de atraso o movimento #contraoaumentojp convida todas/os as/os estudantes e trabalhadoras/es para no dia 24 de janeiro, às 15h, na STTRANS, participar do ato de recebimento das respostas apresentadas pela prefeitura. Visitando a página www.contraoaumentojp.org é possível fazer a leitura dos 14 pontos reivindicados e acompanhar as próximas movimentações.

A reunião acabou sem uma data exata para realização de uma possível audiência para debater o transporte público em João Pessoa.

O CRESS/PB não podia sair da reunião sem tratar das reivindicações das/os assistentes sociais. No final da pauta anteriormente apresentada o Prefeito e o Secretário Dunga Junior disseram dispostos a marcar uma reunião com o Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba para tratar de uma pauta específica da categoria.


4. 30 anos do CRESS/PB

Entre as atividades comemorativas dos 30 anos do CRESS/PB já podemos antecipar as/aos assistentes sociais da Paraíba que o endereço www.cresspb.org.br será reativado, passaremos a possuir um boletim bimestral e diversas ações de capacitação e debates serão realizadas.


5. Seleção para professor/a

A Faculdade Santa Maria, em Cajazeiras, recebe currículo de Mestre para ocupar vaga de professor/a, os currículos podem ser enviados para o e-mail da Coordenadora Interina, Kattia Gerlane: katiagsb@hotmail.com.


6. Concurso UEPB

O Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba notificou a Pró-Reitoria responsável pelo concurso público em andamento sobre a necessidade de adequar o edital, neste a jornada de trabalho é de 40h semanais, contrariando a lei federal nº 12.317, de 26 de agosto de 2010, que determina uma jornada de 30h semanais.


7. Agendas 2012

Atendendo as inúmeras solicitações das/os assistentes sociais e estudantes de serviço social, o CRESS/PB solicitou mais agendas 2012 ao CFESS. Para adquirir sua agenda basta passar na sede do CRESS/PB (Av. Guedes Pereira, nº 55, Edf. Oriente Center, Sl 401, Centro, João Pessoa) ou na Seccional Campina Grande (Rua Tiradentes, nº 21, Edf. Metrópole, Sl 06, Centro, Campina Grande).

Lembrando o valor das agendas: R$20,00 a tradicional e R$12,00 a de bolso. Garanta a sua!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Anuidades e Luta Política!

17 de janeiro de 2012, um mês da gestão “CRESS na Luta, Forte e Independente!”.

Seguindo o compromisso de manter as/os assistentes sociais atualizadas/os sobre o andamento das ações envolvendo o CRESS/PB, comunicamos que os boletos referentes as anuidades de 2012 foram enviados pelos correios. As/os profissionais que estão em débito com anuidades de anos anteriores devem ligar para o CRESS/PB e pedir os boletos.

Na mesma data que comemoramos um mês de gestão duas importantes ações serão realizadas pelo CRESS: 1. participação em comissão do movimento pela redução das passagens que vai reunir com o Prefeito de João Pessoa sobre o recente aumento (15h no Centro Administrativo); 2. participação da primeira reunião do ano do Fórum Estadual em Defesa do SUS e Contra as Privatizações (18h no SINTRICOM).

Fortaleça o Serviço Social, participe das ações do Conselho e ajude a construir as atividades comemorativas aos 30 anos do Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

COMUNICADO

Colegas assistentes sociais,

Comunicamos que nos dias 11 e 12 de janeiro de 2012 o Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba não funcionará para atendimento ao público, medida necessária para garantir que os boletos referentes as anuidades 2012 cheguem na residência das/os profissionais sem prejudicar o desconto referente ao pagamento em cota única.

Na sexta-feira (13/01/2012) o atendimento ao público estará normalizado.

Agradecemos a compreensão e colaboração de todas/os.

domingo, 8 de janeiro de 2012

ANUIDADES 2012 – Nota de Esclarecimento!

BOLETIM CRESS/PB 00/2012


ANUIDADES 2012 – Nota de Esclarecimento!

Como é do conhecimento de todas/os, a gestão “CRESS na Luta, Forte e Independente!” tomou posse no Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba (CRESS/PB) no dia 17 de dezembro de 2011, envolvendo-se em inúmeras atividades burocráticas necessárias para o funcionamento do CRESS.

Até o dia 17/12/2011 os boletos referentes as anuidades 2012 ainda não haviam sido enviados, nem mesmo estavam prontos para impressão. Estes motivos, somados ao fato da incapacidade do computador utilizado como servidor pelo CRESS/PB e a quantidade de material para ser impresso, até a presente data os boletos referentes as anuidades 2012 ainda não foram enviados.

Na busca de garantir que todas/os assistentes sociais da Paraíba sigam atuando regularmente, no dia 09 de janeiro de 2012 o CRESS/PB entrará em contato com o CFESS e com a empresa de informática responsável pelo sistema e não medirá esforços para atender as inúmeras solicitações referentes ao envio dos boletos das anuidades 2012.

Os recursos vindos das anuidades, sejam as do ano em curso ou o pagamento das anuidades atrasadas, são fundamentais no funcionamento do Conselho e em seu envolvimento nas ações referentes a lutas como melhor condições de trabalho (salários e estrutura) e pelas 30h. Fortalecer o CRESS/PB e atualizar as pendências e envolvê-lo nas lutas sociais.


Para onde irão os recursos das anuidades de 2012?

1. Inspeções

No dia 06 de janeiro foi realizada a primeira de muitas inspeções a serem realizadas pelo CRESS/PB em toda Paraíba, iniciamos no Hospital de Trauma de Campina Grande. Logo em seguida, no dia 07 de janeiro, foi ministrada pela agente fiscal do Conselho, a assistente social Dalnes Gondim, uma capacitação para as/os conselheiras/os do CRESS e da Seccional Campina Grande. O objetivo dessas ações é potencializar as inspeções em toda Paraíba.

Capacitação para conselheiras/os do CRESS/PB. 

2. Comunicação

No dia 11 de janeiro será realizada uma reunião com especialistas em informática para reativar a página do CRESS na internet (www.cresspb.org.br), importante ferramenta de comunicação que esperamos voltar ao ar ainda antes do dia da/o assistente social. Enquanto a página não volta ao ar, todas/os podem seguir atualizadas/os pelo blog Conselho (www.cressparaiba.blogspot.com) e entrar em contato pelos endereços eletrônicos (cress13@terra.com.br e cresspb@gmail.com).

3. Datas comemorativas

No ano de 2012 o Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba comemora 30 anos de existência, ainda em março iniciaremos as atividades de comemoração que seguirão durante o mês da/o assistente social e só serão encerradas após as atividades de 60 anos da Escola de Serviço Social, atualmente UFPB. As atividades serão realizadas do litoral ao sertão e será uma ótima oportunidade para criação dos núcleos do CRESS em toda Paraíba.

4. Formação

As atividades de formação serão ações permanentes da gestão “CRESS na Luta, Forte e Independente!”. O curso “ética em movimento” e capacitações relacionadas aos instrumentais do cotidiano profissional serão organizados ainda para o primeiro semestre.

5. Campanhas permanentes

Algumas campanhas que as/os assistentes sociais estão envolvidas/os são realizadas nacionalmente, destas destacamos as que serão permanentes para gestão “CRESS na Luta, Forte e Independente!”: Luta pelas 30h; Garantia de Condições Éticas e Técnicas para o Trabalho da/o assistente social nos moldes da Resolução CFESS nº 493; Campanha de fortalecimento da categoria; Defesa das políticas públicas.

6. Estrutura

Nos primeiros dias da atual gestão foi comprado um ar-condicionado para possibilitar maior conforto as pessoas que freqüentam a sede do CRESS e, com o mesmo objetivo, o Conselho passou a possuir assinatura de jornal local e já fez contato para assinar periódicos especializados em serviço social e em concurso público.

O arquivo do CRESS/PB teve um importante salto em sua organização, após os ajustes iniciais foram realizados os primeiros contatos com professores do curso de arquivologia da UEPB para avançarmos nesse processo.

Ainda no mês de dezembro de 2011 a secretaria do CRESS/PB recebeu em sua sede uma impressora e um monitor/TV que não estavam catalogados na entidade, estamos em busca das notas fiscais e manuais para saber mais informações sobre cabos e manutenção do equipamento. Existem ainda fora da sede do CRESS um computador portátil, um moldem de internet e um telefone celular, equipamento este já solicitado pela atual direção do CRESS.

Equipamento devolvido ao CRESS/PB.


Entre os grandes sonhos das/os assistentes sociais da Paraíba, destacamos a vontade de todas/os em que o CRESS/PB possa adquirir uma sede, um espaço que comporte o crescimento dessa importante categoria. Pelo pouco que a gestão “CRESS na Luta, Forte e Independente!” pode perceber até o momento, esse sonho é bem possível e pode ser realizado em alguns anos.

7. Agenda 2012

Ainda não comprou sua agenda 2012? Corra para adquirir a sua, restam poucas unidades.














Tamanhos: tradicional (R$20,00) e de bolso (R$12,00).



VAMOS MANTER NOSSOS CADASTROS ATUALIZADOS!

FORTALECER O CRESS É REDUZIR A INADIMPLÊNCIA E PARTICIPAR DAS LUTAS!

TODAS/OS JUNTAS/OS PELO EXERCÍCIO LEGAL E REGULAR DA PROFISSÃO!