quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A Formação Profissional e a Luta por Direitos

Os movimentos sociais no Brasil e no mundo sempre participaram de uma luta histórica por uma educação pública, gratuita e de qualidade. Contudo, na contramão das reivindicações dos/as trabalhadores/as, estudantes e movimentos sociais, o poder econômico impôs diferentes ataques a esse modelo de Universidade, seja pela lógica privatizante ou mesmo pela implementação de modelos que não garantem a qualidade devida para formação profissional.

O último Encontro Nacional CFESS/CRESS deliberou que o tema para as atividades comemorativas do dia da/o assistente social será: “Educação não é mercadoria: Assistentes Sociais na luta por uma educação pública, gratuita, laica, presencial, de qualidade e a serviço da classe trabalhadora”.

A temática aprovada em 2011 é de grande importância para o atual momento vivido pelo Serviço Social em todo país. O contexto da ampliação do mercado de trabalho para este segmento profissional tem influência direta nas relações trabalhistas e nos surgimentos de inúmeros cursos de Serviço Social. Só na Paraíba são diversos pólos de curso a distância e seis cursos presenciais, sendo três em Universidades Públicas e três em privadas, respectivamente: Universidade Federal da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande, Faculdade Santa Maria, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras e, a mais recente, Faculdade Unida da Paraíba.

A ampliação dos cursos de Serviço Social pode representar pontos positivos, como a ampliação do campo de trabalho e o reconhecimento da importância do Serviço Social na sociedade brasileira. Por outro lado, também pode significar aspectos negativos como a precarização do ensino e das condições trabalho. Todas as Universidades e Faculdades de Serviço Social do país precisam travar esse debate e fortalecer o Projeto Ético-Político da profissão.

Entre outras resoluções e leis que tratam da relação entre o Conjunto CFESS/CRESS e as diferentes unidades de ensino, destacamos a Resolução CFESS nº 533 que regulamenta a supervisão direta de estágio no Serviço Social. Com base nesta Resolução e nos demais princípios e regulamentação que norteia o Projeto Ético-Político da Profissão, o Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba (CRESS/PB 13ª região) pautará sua relação com as diferentes unidades de ensino existentes na Paraíba, buscando não apenas fiscalizar o exercício irregular da profissão, mas, sobretudo, se possuem condições de trabalho e como o Conselho pode contribuir para garantir a qualidade na formação profissional.

O CRESS/PB fará contato com as unidades de ensino da Paraíba para, ainda em 2012, formalizar a criação do Fórum Estadual de Estágio em Serviço Social, o qual envolverá as diferentes universidades, as/os estagiárias/os e as/os supervisoras/es de campo e acadêmicos.

Convidamos todos/as para participar da luta em defesa de uma formação profissional com qualidade.




Oportunidade:

A Faculdade Santa Maria em Cajazeiras esta com vaga para professor mestre no curso de Serviço Social, contrato imediato. Os interessados podem enviar o curriculo por email.

Coordenadora pedagogica da FSM - Eclivaneide - eclivaneide@hotmail.com
Coordenadora interina do curso de Serviço Social - Kattia Gerlane - kattiagsb@hotmail.com
Katiusca Torres -  katiuscatm@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário